10 Cultural
Publicado em 22/08/2013 às 11:39

Festival do Folclore de Caçapava Começa com Participação de Várias Cidades da Região

Até o dia 24 de agosto, acontecerá o I Festival do Folclore de Caçapava, com a participação de Aparecida, Campos do Jordão, Canas, Cunha, Guararema, Guaratinguetá, Jacareí, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, São Paulo e Taubaté, por meio do artesanato, gastronomia e danças.

Além de comemorar o Dia do Folclore (22) e preservar a cultura popular, este festival busca proporcionar um intercâmbio entre as tradições da região. Moçambique, Congada, Jongo, Samba, Bonecões e Violeiros são alguns exemplos de manifestações culturais que serão presenciadas.
Ontem, quarta-feira, dia 21, o festival abriu suas apresentações com o Coral Municipal de Caçapava e o “Trio por um fio” de São José dos Campos, o qual apresentou influências da região, por meio do Baião, Xote, São Gonçalo, Forró e a Dança com a Boneca Ziloca.

Hoje, quinta-feira, dia 22, o dia é dedicado às crianças das 9h às 16h, por meio de oficinas e brincadeiras com a temática do evento. Às 15h, a ONG Bola de Meia, de São José dos Campos apresentará a peça “O Vale Encantado”, alusiva aos mitos que percorrem o Vale do Paraíba.

Amanhã, dia 23, sexta-feira, a programação tem como foco os adolescentes, em que, além das oficinas e brincadeiras, contarão com uma palestra com o Professor Mestre Armindo Boll, da Universidade de Taubaté, abordando o Folclore, às 10h. Às 14h, os jovens poderão participar do Torneio de Truco e às 20h30, o Grupo Piraquara de São José dos Campos apresentará a peça teatral “O Vale Encantado do Paraíba”, com as suas lendas, mitos, arte, danças, cantos e religiosidade.

Para encerrar com chave de ouro, o ápice do festival acontecerá no sábado (24), em que 300 artistas de Aparecida, Canas, Cunha, Guararema, Mogi das Cruzes, Caçapava e São José dos Campos sairão da Praça da Matriz e desfilarão pelas ruas do centro da cidade, por meio de um cortejo que finalizará na Praça da Bandeira, onde todos os grupos se apresentarão no palco principal, até às 16h, em que a Banda Rio Acima fará o encerramento oficial.

Ainda no sábado, os carreiros de Caçapava serão vangloriados, pois a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, os homenagearão, por conta da tradição dos Carros de Boi, durante a XIII edição do Revelando São Paulo, que acontecerá entre os dias 13 e 22 de setembro, na Capital.

Faça um Comentário

More in Cultural (3 of 8 articles)