Untitled-7 Cultural
Publicado em 31/05/2013 às 09:19

Tapete de Corpus Christi enfeitão as ruas

A manifestação da fé pelo talento dos artistas nos tapetes de rua por onde passa a procissão de Corpus Christi (termo em latim que significa Corpo de Cristo). Esta é uma das principais características da comemoração caçapavense na celebração do mistério da Eucaristia: o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. O Cristo presente.

Em 2013, a tradição caçapavense completa 50 anos. A confecção dos tapetes nas ruas vai começar às 22h da quarta-feira, uma hora depois do fechamento das vias. Os artistas vão deixar exposta a sua criatividade nos tapetes decorativos. As obras de arte são apreciadas por milhares de pessoas na quinta-feira, 30 de maio, até às 17h, quando a procissão vai sair da Igreja São Benedito (Vila Pantelão) com destino ao Santuário Santo Antônio (Vera Cruz).

O artista plástico Flávio Lucas  há 20 anos confecciona quadros no tapete decorativo. Todos os anos, ele reproduz uma imagem santa na esquina da avenida Marquês do Herval com a rua Manoel Esteves, há poucos metros da Igreja Matriz.

Segundo ele, é uma oportunidade de mostra sua criação artística e, ao mesmo, tempo revelar a fé cristã. “E o principal de tudo que é existe uma união cristã entre os amigos. É um momento inesquecível, poder celebrar com arte e fervor a memória da morte e ressurreição de Jesus Cristo”. Lucas usa borra de café, areia colorida, cal e material reciclado, como fichas antigas de DDD (Discagem Direta à Distância), para criar os quadros. A festa de Corpus Christi é uma realização do Decanato de Caçapava com o apoio da Prefeitura de Caçapava.

Tradição – As origens dos tapetes decorativos nas ruas da cidade é contada pela professora Olívia Alegri no livro Caçapava de São João, editado pela prefeitura em 1990. Em 1963 Frei Egídio, teve a ideia de ornamentar toda a rua Capitão Carlos de Moura para que a procissão saísse de uma igreja e terminasse na outra, no caso as igrejas São João Batista e São Benedito.

Faça um Comentário

More in Cultural (6 of 8 articles)